Já são 40 anos de história

Nascido e inspirado em grandes centros do Estado, o Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros e Institutos de Beleza dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Sindicabes dos Vales) é fruto de um esforço coletivo de homens e mulheres que lutaram pelo desenvolvimento de uma categoria, pró-visibilidade da atividade na região.

Gestado entre os anos de 1980 e 1981, foi publicado o primeiro edital para a fundação da Associação dos Cabeleireiros, Institutos de Beleza, Turismo e Hospitalidade de Lajeado (Acitul) em 16 de julho de 1982. Este é o embrião da entidade, criada a partir do esforço mútuo de profissionais que desejavam o desenvolvimento do setor.

A primeira diretoria, presidida por Arnildo Eckhardt, que foi grande incentivador da Acitul, deu os primeiros passos na direção da construção de um grande sindicato que hoje compreende 56 municípios nos Vales do Taquari e Rio Pardo, reunindo em seu quadro social mais de 3.000 salões e estabelecimentos vinculados.

Dácada de 1980

Voltando no tempo

• Dácada de 1980

Foi vendo o exemplo de cidades como Pelotas, Novo Hamburgo e Porto Alegre, que Seu Arnildo Eckhardt incentivou colegas de profissão de Lajeado a fundarem uma entidade representativa para a categoria. Nascia aí a Acitul, em 16 de julho de 1982, após a reunião em assembleia, com a presença de 38 profissionais da beleza de Lajeado. Naquele dia foi fundada a associação e eleita a primeira diretoria da Acitul.

A primeira diretoria da Acitul

Presidente: Arnildo Eckhardt

Vice-presidente: João Daniel Schneider

1º Secretário: Félix Batista Ghisleni

2º Secretário: Marion Vieira da Silva

1º Tesoureiro: Artêmio Frederico Rockenbach

2º Tesoureiro: Eloí Lau Schneider

Conselho Fiscal Efetivo

Geci Martins

Dinah Knack

Danilo José Arend

Suplentes

Pedro Luiz Rockenbach

Estor Madesn

Serena Magedans Moesch

Secretário “Ad loc”

Ervino Fritzen

Durante os primeiros dois anos de entidade, tempo em que a primeira diretoria esteve atuando, muitas pessoas e entidades auxiliaram no crescimento e estruturação da Acitul. A Rádio Independente, na figura de seu fundador Lauro Mathias Müller, deu suporte na realização de promoções, incentivando nas realizações de eventos e cursos de qualificação.

A Prefeitura Municipal de Lajeado também foi parceira, assim como vários membros que ainda participam de nossa diretoria, como a atual presidente Ana Lídia Jantsch e seu esposo Pedro. Gládis Lenz, de Santa Cruz do Sul, também foi uma grande apoiadora ao lado de Xyxo Barzotto, colunista social da época e mestre de cerimônia, durante vários anos da Acitul.

Hoje, agradecemos e seguimos em frente por todos estes.

Entidade atuante, desde sempre

• 1985

A recém-criada Acitul ousou em 1985, a sediar na região o 10º Festival Estadual de Cor, Corte, Penteado e Maquiagem. A programação foi realizada no Parque do Imigrante, em Lajeado, em 5 de maio de 1985. Durante todo o dia, cerca de mil profissionais, de todas as partes do Rio Grande do Sul, participaram das provas e workshops de beleza.

O evento foi um grande acontecimento na época, abrindo portas para outras atividades envolvendo a categoria.

1985
1986
Uma casa de grandes eventos

• 1986

A realização de grandes eventos sempre foi um ponto alto da Acitul. Em setembro de 1986, a associação realizou um baile para a escolha da primeira Rainha dos Cabeleireiros. Jaqueline Mello foi eleita rainha e na foto, recebeu a faixa de Gisela Ghisleni, esposa do presidente da Acitul, Félix Ghisleni.

Uma grande entidade

• Década de 1990

A compra da primeira sede própria da Acitul ocorreu entre os anos de 1989 a 1990. Na época, a sala adquirida ficava no Edifício Atlanta, na Rua Júlio de Castilhos, número 74 – Sala 104, no Centro de Lajeado. O prédio foi inaugurado um ano depois, em 1991.

Nesta época também foi firmado o convênio com a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.

Década de 1990
1991
Entre um Cabelo e Outro

• 1991

Em 1991 foi criado um boletim informativo da Acitul, chamado de “Entre um Cabelo e Outro”. O informativo trazia atividades, programações, excursões e encontros de cabeleireiros. O boletim foi mensal, editado durante um ano.

Nasce o Sindicato

• 1995

Em dezembro de 1995, a Acitul transforma-se em Sindicato dos Cabeleireiros do Vale do Taquari (Scavat), passando depois a englobar a região do Vale do Rio Pardo e ser referência para profissionais da beleza para 56 municípios das duas regiões.

Uma história escrita por muitas mãos, lapidada por diversos sonhos e um esforço coletivo de reunir a categoria e garantir formação, qualificação e melhores condições de trabalho.

A festa da beleza

Junto com o novo momento do Sindicabes, surgiram, também, novas iniciativas como a Beauty Fest.

O evento, que reúne cabelereiros de toda a região é um mix de arte, inovação e aprendizado.

1995
Ações em prol da comunidade

• 2000

Não basta ser uma entidade forte sem que haja um caráter social por trás desta causa. Desde sempre, o Sindicabes dos Vales se preocupa com as pessoas, desenvolvendo atividades em vários municípios nas suas áreas de atuação.

Confira algumas iniciativas no Lar da Menina (Lajeado), em São José do Herval, Em Alto Conventos (Lajeado) e no Abrigo São Chico (Lajeado).

Uma nova sede, novo espaço para treinamento

• 2021

Uma nova sede, novo espaço para treinamento

O Sindicabes dos Vales criou um espaço dedicado a eventos e treinamentos na sede da entidade, no Bairro Americano, em Lajeado. O projeto, de autoria do escritório Santah Arquitetura e Design, remodelou as duas salas da entidade, deixando o ambiente moderno e funcional.

No espaço destinado a eventos, entregue em outubro, há possibilidade da realização de palestras e cursos, pois a disposição de móveis e cadeiras será planejado para atividades práticas, assim como para acompanhamento de apresentações, no caso de palestras. A área foi integrada com a sala administrativa para que se tenha acesso à copa e às outras dependências da entidade.

Já na sala onde funciona o escritório, foi criada uma recepção, sala de reuniões e copa. O espaço foi projetado para oferecer funcionalidade à entidade e ampliar o conforto no atendimento aos associados.

A atual sede do Sindicabes dos Vales fica na Rua Expedicionários do Brasil, 250, no Bairro Americano, em Lajeado.

Como posso te ajudar?