Sindicabes dos Vales lança “Papo com Tesoura”: projeto de qualificação profissional

Entidade irá realizar cursos, palestras e workshops gratuitos envolvendo os profissionais da beleza de todas as regiões; atividades iniciam a partir de março

Vales do Taquari e Rio Pardo – O Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros e Institutos de Beleza dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Sindicabes dos Vales) dará início ao projeto “Papo com Tesoura”, sequência de palestras, cursos e workshops gratuitos para os profissionais da área na região. A ideia é ampliar o acesso a informação e permitir a atualização gratuita aos trabalhadores que atuam em salões de beleza, barbearias, estéticas e empresas do ramo. Início das atividades ocorrerá em março.

De acordo com a presidente do Sindicabes dos Vales, Ana Lídia Jantsch, a iniciativa fecha com um dos principais objetivos da entidade, criada há mais de 40 anos. “Nosso sindicato nasceu de uma associação que tinha por propósito elevar o nível de qualificação e promover os profissionais da beleza a outro patamar. Retomando esta ideia, lançamos o ‘Papo com Tesoura’, em uma alusão ao formato das atividades que serão sempre movidas a discussão, troca de informações e práticas”, revela.

A diretora administrativa, Inês Silveira, mentora do projeto conta que um dos movimentos do Papos com Tesoura é também promover a integração de profissionais e ampliar a atuação da entidade. Localizado em uma área de abrangência de 52 municípios, o Sindicabes dos Vales quer se aproximar dos profissionais mais distantes das cidades-polo como Lajeado e Santa Cruz do Sul. “A ideia é reunir em diferentes municípios, por meio de parcerias com outras entidades do próprio sistema Fecomércio-RS, do qual somos integrantes, utilizando esta capilaridade para estar acessível a todos os trabalhadores”, propõe.

Inês diz ainda que com a ação, o Sindicabes quer tornar-se ainda mais atuante no segmento, criando uma troca de experiências e vivências entre profissionais e democratizando o acesso à atualização de forma gratuita. “Todos os eventos serão com entrada franca. O que vamos fazer é aceitar um quilo de doação de alimentos, que em cada região serão destinados às entidades assistenciais locais. Esta é a nossa contribuição para ajudar quem mais necessita”, comenta.

Papo inicia em março

Na agenda de workshops já há pelo menos duas datas reservadas. O Papo de Tesoura irá iniciar por Santa Cruz do Sul, com a presença de Paulo Barbeiro, profissional especializado em beleza e visagismo masculino. O evento tem data marcada para o dia 18 de março.

Já a segunda atividade ocorrerá em Teutônia. No município o workshop será comandado por Paulo Pazzoni, considerado o “Mago da Tesoura”. O encontro com ele será em 25 de março. “Para ambos os eventos estamos buscando parcerias e apoiadores. Como serão cursos gratuitos, os custos com estes profissionais serão bancados pelo Sindicabes dos Vales. A ideia é realizar atividades no maior número de cidades durante todo este ano”, destaca Inês Silveira, diretora administrativa da entidade.